Áreas de Atuação

 

 

 

 

 

 

Nutrição e Doenças Cardiovasculares

24/08/2009 09h53

 

A nutrição desempenha um papel fundamental para a prevenção das doenças cardiovasculares

 

As doenças cardiovasculares constituem a maior causa de morte nos países desenvolvidos e em desenvolvimento. A nutrição através de uma alimentação saudável desempenha um papel fundamental para a prevenção das doenças cardiovasculares, tais como doença arterial coronariana, hipertensão, aterosclerose, dislipidemias.

O colesterol é um tipo de gordura produzida no fígado e associada com certas proteínas, as chamadas lipoproteínas. O resultado da associação com certas lipoproteínas forma diferentes tipos de colesterol: o HDL (lipoproteína de alta densidade), o bom colesterol, e o LDL (lipoproteína de baixa densidade), o mau colesterol, que são as mais importantes.

O LDL, quando em excesso no sangue, pode formar placas de gordura conhecidas como “ateroma”. Essa gordura se deposita nas paredes das artérias, provocando uma obstrução nas artérias (aterosclerose), responsável pelo infarto e pelo acidente vascular cerebral (AVC).

O HDL ajuda a retirar o LDL, evitando a obstrução das artérias, por isso, é necessário sempre estar com as taxas de colesterol e suas frações dentro da normalidade.

O colesterol está presente em alguns alimentos, principalmente nos de origem animal.

 

Alimentos que devem ser consumidos para se ter um coração saudável

A alimentação deve ser composta de frutas, verduras, leguminosas, cereais integrais e de alimentos com baixo teor de gorduras, maior consumo de pescados, baixo consumo de açúcares e de sal.

O Ministério da Saúde recomenda que sejam utilizadas as quantidades alimentares que compõem a pirâmide alimentar, sendo elas:

  • . Grupo 1: Cereais, pães, raízes e tubérculos: 6 porções ao dia;
  • . Grupo 2: Hortaliças e legumes: 3 porções ao dia;
  • . Grupo 3: Frutas: 3 porções ao dia;
  • . Grupo 4: Leite, queijos e iogurtes: 1 porção ao dia;
  • . Grupo 5: Carnes, pescados e ovos: 1 porção ao dia;
  • . Grupo 6: Leguminosas: 1 porção ao dia;
  • . Grupo 7: Óleos e gorduras: 1 porção ao dia;
  • . Grupo 8: Açúcares e doces: no máximo 1 porção ao dia

 

Alimentos prejudiciais à saúde do coração

Dentre os alimentos que causam danos à saúde do coração, podemos citar: embutidos, carnes vermelhas gordas, laticínios e derivados, alimentos que contenham as gorduras trans, como biscoitos amanteigados, doces, batata frita em pacotes e fast-food, bolos prontos, bolachas cream-cracker, salgadinhos em pacotes.

 

IBRADEC -  24/08/2009 
Fonte: Idmed